sexta-feira, 24 de junho de 2011

CULINÁRIA: Receita de Chicken Kebab


Mediante a multidão de pedidos (2), e considerando que já havia mencionado sobre publicar receitas aqui no blog, decidi postar esta maravilha da culinária indiana: O Chicken Kebab.

PHOTOGRAPH BY Hans Gissinger
Eu mencionei no post sobre comidas existentes aqui (clique pra ver), que os Kebabs são muito presentes na culinária indiana. Existem dezenas de receitas diferentes, e o que muda são os ingredientes do molho para marinar e outros molhos que acompanham o prato, além do preparo (frito ou  grelhado em espetinhos de madeira). Os Kebabs não são pratos com molho abundante, como a maioria dos pratos indianos. O prato vai muita pimenta, mas você certamente poderá fazer algo mais suave.


Depois de pronto, pode ser picado o frango e servido dentro de tortilhas macias com verduras e maaaais pimenta.. Existem essas tortilhas da marca Pulmann na maioria dos supermercados. 

Chicken Kebab com molho de Menta e Coentro

Molho de Hortelã e Coentro  (para acompanhar o prato)
  • uma colher de sopa cheia de hortelã fresca bem picadinha
  • uma colher de sopa coentro fresco bem picadinho
  • uma colher de sobremesa de gengibre ralado
  • Pimenta verde e vermelha a gosto (melhor bem ardidinho)
  • 1 copo de iogurte natural integral (de preferencia)
Molho para marinar
  • 2 copos de iogurte natural 
  • uma colher de sopa de pasta de curri (ou uma colher de sobremesa de curri em pó), porém o melhor é em pasta ou daqueles tabletes que tem em quase todos bons supermercado do Brasil
  • 2 colheres de sopa de manteiga clarificada (derreta em uma frigideira com fogo baixo até toda a água sair)  ou uma colher de sopa de óleo
  • uma colher de sopa de gengibre ralado
  • bastante pimenta calabresa...se vc aguentar :o) 
  • 1 kilo de frango em pedaços com ou sem osso (peito e sobrecoxas)

Preparo

Para o molho e hortelã, basta bater tudo em um processador ou na faca (melhor), misturar bem e guardar na geladeira.

Para o marinado, bata em mixer também ou na faca mesmo (menos o frango, claro) e depois coloque os pedaços de frango no molho por pelo menos duas horas na geladeira. Ideal é ummas 6 horas.
O preparo ideal do frango é grelhado, sempre lambuzando ele com o molho do marinado, mas seu usar tudo. Na hora de tirar do fogo, molha eles de novo com o molho e serve.

Pode ser frito/refogado, nesse caso, imediatamente ao tirar ele da frigideira/panela, molhe ele bem com o molho e retire o excesso.

Na hora de comer, passe no molho de hortelã/coentro, ou simplesmente coma ele sem o molho.

é isso....bom...agora é 1h39 da manhã...essa conversa me deu fome e vou ter que ir pra cama sem comer nada parecido.... :o)   espero que gostem.

4 comentários:

Fernanda disse...

Este prato realmente é muito gostoso, tive a oportunidade de experimentar e é maravilhoso!!

Anônimo disse...

Obrigada Cal...vou fazer para o Ingo e as meninas...bjos...saudades

CRCampante disse...

Em minha opinião, essas empresas estão lá porque é muito mais barato. Como você disse no início do artigo "o governo Indiano falha gravemente nas políticas sociais e de meio ambiente que deveriam obrigatoriamente acompanhar a criação de uma atmosfera atrativa para as empresas de tecnologia".

Abração.

C.Trindade disse...

Pois é Carlos, essa parece ser a mais óbvia explicação, entretanto eu fico pensando no custo indireto das empresas quando consideramos os problemas sociais e de falta de infraestrutura. Vou escrever um post sobre isso em breve. São diversos aspectos que devem interferir indiretamente nos custos das empresas, tais como: energia elétrica falha com muita frequência. A falta de água é diária também e muuito racionada. Problemas de esgoto e até mesmo o nível da mão de obra local...abraços !!