segunda-feira, 20 de junho de 2011

GERAIS: Primeiras impressões

Já há um mês em Hyderabad, gastei algumas dezenas de horas caminhando e indo a lugares diversos, de bairros ricos como Jubilee Hills e Banjara Hills, a favelas da periferia, incluindo comunidades de leprosos.


Hyderabad é conhecida pela convivência pacífica ente Muçulmanos (52%) e Hindus (42%), embora hajam bairros e guetos específicos de comunidades dessas religiões. O cristianismo é bem menos tolerado, pois representa ameaça, pois questiona a cultura da secregaçào por meio das castas. Acontecem casos esporádicos de violência e agressão contra cristãos. Ainda que sejam minoria, existem radicais por aqui também.


Hyderabad fica no sul da India e a maioria fala telugu, urdu ou indi. O inglês é falado pela maioria da população com melhor educação e funcionários/atendentes na maioria das lojas, shopping centers e empresas de serviços.


Embora o inglês falado aqui seja as vezes quase impossível de ser entendido, facilita a vida de qualquer turista que tenha um domínio razoável da língua.


Hyderabad é conhecida por ter a comida mais ardida da India, e é verdade, acreditem.


O povo indiano aqui é bastante gentil e adora sair em fotos com turistas estrangeiros, especialmente os de pele clara, novidade para eles.


A miséria convive ao lado dos prédios suntuosos das centenas de empresas mundiais de tecnologia. É possível ver favelas ao lado de construções corporativas modernas.


A sujeira é algo que chama bastante a atenção em muitas das áreas centrais e da periferia de Hyderabad. Junto com a sujeira, o cheio bastante desagradável é presente mesmo ao lado de bons restaurantes.


Como em qualquer país do mundo, as regiões frequentadas pelos mais abastados é sempre mais bonita, limpa e cheia de lojas de grife com preços bem mais interessantes do que no Brasil.


Aos poucos publicarei posts com tópicos específicos sobre fatos, dicas, imagens e outras informações sobre a India.


Nenhum comentário: