terça-feira, 21 de junho de 2011

CULINÁRIA: O que existe para comer ?

chicken byriani
hyderabad, Índia
Só de pensar em escrever sobre culinária, já me dá fome... quem me conhece, sabe que sou apaixonado por gastronomia e me considero um gourmet, portanto, avaliar a culinária indiana é, antes de mais nada, um prazer pra mim.


A idéia deste primeiro artigo é uma visão geral sobre o que é possível encontrar para comer, de comida indiana, oriental em geral e ocidental.


Comida apimentada: hyderabad é conhecida por ter a comida mais apimentada de toda a India. A maioria dos estrangeiros não consegue se habituar com o tempero daqui, pois é muito forte e apimentado. Eles colocam pimenta em praticamente tudo. Muito difícil encontrar uma comida indiana que não tenha muita pimenta. Confesso que consegui me adaptar e costumo comer a comida daqui sempre que possível. 


Muito molho: outra característica da comida em geral, é que sempre são feitas com bastante molho e tudo tem uma consistência e aparência parecida com um strogonoff por exemplo, mas de diferentes cores, só de vegetais ou com carne de frango, e claro, muuuita pimenta. Costumam comer acompanhado de arroz ou algo parecido com uma grande panqueca ou pastel frito, redondo, que vão passando nos diferentes molhos e comendo. Sempre com as mãos.


Veg ou Não Veg ? todos os restaurantes apresentam cardápios divididos em: 1) comida vegetariana e 2) comida Não Vegetariana. Alguns restaurantes são 100% vegetarianos


Comida típica: São diversos os pratos típicos da região, alguns impronunciáveis pra nossa lingua, mas o principal e mais famoso é o Byriani, mas versões Chicken Byriani (frango e mais comum), Lamb (cordeiro), Goat (cabrito) e Veg (vegetais). Byriani é arroz, portanto, é um prato feito basicamente com arroz e carne ou legumes. São diversas versões para diferentes regiões da India. O de Hyderabad é mais apimentado....claro...e são muito gostosos. O Byriani é feito através do cozimento do arroz juntamente com os pedaços de frango (com osso). mais ou menos como é feita a nossa galinhada....com arroz, frango e temperos, porém, o preparo é bem peculiar.  O arroz utilizado  para um bom Byriani é o arroz basmati, encontrado no Brasil a  um preço pra lá de caro.  Aliás, depois de usar o Basmati, fica difícil usar outro arroz. A qualidade é impressionante. 


Os diferentes tipos de Kebabs também são muito comuns. São pedaços de carne de frango (geralmente), feitos com um molho a base de creme de leite, alho, temperos diversos. Ele fica mais molhado do que com molho abundante. Existem muitas variações de kebabs. Podem vir em espetinhos ou não. Normalmente são bastante apimentados.


Temperos: os mais comuns temperos e ingredientes utilizados na maioria das comidas vão de cardamomo, menta, alho, iogurte natural, manteiga clarificada (ghee), coentro (muuito), curd (coalhada fresca), pimentas verde e vermelha, açafrão da terra, canela, gengibre e mace (flor da nóz moscada). O que as vezes dificulta muito a adaptação dos menos avisados é o fato de utilizarem sempre muitos desses ingredientes na maioria das comidas.


Carne Bovina: bom...todos sabem que a vaca é um animal sagrado na Índia e existem poucos lugares onde se pode comer carne bovina. Na verdade, elas são encontradas apenas em algumas das redes americanas (nem no Mc Donand's tem sanduíche com carne bovina). Aqui, 80% dos pratos "carnívoros" são feitos com frango, e outro tanto com cordeiro, cabrito, peixes e frutos do mar.


Comida Ocidental: Para aqueles que têm dificuldade de se adaptar a comida local (a maioria), existem sempre os refúgios do ocidente. A salvação inclui as diversa redes de fast food e outros restaurantes americanos


Aqui podemos encontrar; Mc Donand's (é claro), Subway, Pizza Hut, Domino's Pizza, Pizza Corner, TGI Friday (thanks god is friday), Chilis, Baskin Robins, KFC (Kentucky Fried Chicken e Hard Rock Cafe. Claro que estamos falando das grandes cidades, como hyderabad, por exemplo. 


Fico por aqui hoje e em breve postarei mais informações culinárias e receitas

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola,
muito interessante o Post,vou amar seguir este Blog...aqui em casa amamos comida forte e apimentada...rsrs.
Gostaria da receita deste frango...queria fazer para o meu amor!bjos..saudades

Denise Trindade disse...

Muito legal seu Blog,sei que vc está curtindo muito tudo por aí principalmente a comida,fico com muita vontade de ver as cores e sentir o cheiro dos temperos daí...hj sai pra procurar alguns temperos indianos ( vc sabe sou doidinha por temperos)Estamos com saudades ,mas felizes de ver como vcs estão bem .Amo vcs ,bjs.

C.Trindade disse...

Eu Nani, obrigado pela presença no blog. Acabei de postar uma receita de Chicken Kebab que deve ser comida bem apimentada. Muito gostoso com o apiritivo ou na refeição mesmo. Abração !