domingo, 10 de julho de 2011

CULINÁRIA: Doces indianos típicos (1)

Acho que posso me considerar um gourmet. Amo cozinhar e invisto significante tempo e dinheiro buscando novos sabores, pesquisando ingredientes, adquirindo ferramentas, acessórios e temperos apropriados para me divertir na cozinha, tomando sempre o cuidado para harmonizar os ingredientes de acordo com seu sabor, acidez, textura, etc, etc. 


Confesso, entretanto, que doces não são o meu forte. Calminha aí os que me conhecem bem, deixa eu explicar: Não são o meu forte, pelo menos na arte de fazê-los, mas gosto bastante de doces bem feitos, sem, portanto, pesquisar muito sobre eles.


A primeira coisa que descobri aqui na Índia sobre doces, foi que não existem aqueles bolos e tortas doces maravilhosas que costumava comer em Londrina no Mr. Cuca, no Hashimitsu ou mesmo o famoso Bolo da Vilma. Algumas "bakeries" por aqui até exibem lindos bolos de chocolate, confeitos do tipo que conhecemos no Brasil, com tipos diferentes de cremes e castanhas, mas nada que seja realmente gostoso. Nada que encante.


Um "parenteses" aqui para as sobremesas de determinados restaurantes. Algumas são realmente boas, como o Crème Brulee do bistrô SO. Food and Drink (www.NotJustSo.com) no bairro de Jubilee Hills, mas este é um capítulo a parte que ainda vou explorar em outra oportunidade.


Mas quero mesmo abordar aqui os doces finos típicos indianos. Mas antes é preciso falar de uma característica peculiar da culinária Indiana. O uso insistente de quase os mesmos especiarias em diferentes pratos e receitas, acabam por deixar muitos deles com um sabor muito parecido, sem contar com o fato de que a enorme quantidade de pimenta usada aqui no sul da Índia acaba por contribuir para a percepção de sabores parecidos. É frequente a presença do coentro fresco, grão, cominho, cardamomo branco e negro, além do açafrão em pó ou raiz e muuuita pimenta, na grande maioria dos pratos. O cardamomo, branco, negro e verde, tem um sabor e cheiro bastante acentuado, sendo responsável, muitas vezes, pela caracterização do tempero dos pratos. O mesmo acontece como macis, que é a flor que envolve a noz moscada.


Isto posto, constatei que a prática é válida também para os doces. Além de tudo, dos três doces finos que experimentei (exibidos nas fotos), dois deles apresentam a presença do cardamomo, tempero que até então tinha experimentado apenas em pratos salgados e chás.  


Kaju Dry Fruits Burfi da Dadu's
O primeiro deles é o Kaju Burfi com Frutas Secas. A presença do cardamomo é logo percebida, e pude sentir depois o sabor da massa de castanha de caju moída, pistache e frutas secas. Ele é levemente picante também. Para o meu paladar, o cardamomo dá ao doce um tom exótico, porém enjoativo, mas interessante para ser explorado.


Anjeer King
. . . 


O segundo que provei é o Anjeer King, um doce que tem um visual parecido com um sushi, feito em camadas na forma cilíndrica e depois cortado em fatias. A primeira camada, vermelha, é de morango e tem ajuda na harmonização com seu sabor mais ácido, a segunda camada, de cor verde, me pareceu ser uma massa de pistache, e a central de castanha e açafrão, com pedaços de pistache. Gostei mais do Anjeer do que do Kaju Burfi (o primeiro). O açafrão também dá um sabor diferente, entretanto bem mais suave do que o cardamomo.

. . . 


Doda Burfi
O terceiro, e último provado hoje, é o Doda Burfi, um doce com coco queimado, amêndoas. Quando me falaram que era de côco e amêndoas, logo imaginei o sabor, pois parece algo próximo ao paladar brasileiro, porém ao experimentá-lo, o que vem primeiro é novamente o cardamomo. 

Confesso que é diferente e gostoso, mas ainda acho que a presença do cardamomo deixa o doce enjoativo. É provável que o meu paladar, formado com a ausência de cardamomo, acaba por prejudicar uma avaliação mais neutra, mas como o objetivo é mesmo o de informar os não indianos e provavelmente o não asiáticos de modo geral, acho que acaba sendo válido.

Bom....até a próxima com mais doces indianos.



6 comentários:

Fernanda disse...

Prefiro um bom brigadeiro!!!

Um momento...por favor!!! disse...

Eu e minha turma de Nutrição, estamos gratas pelas informações, estamos fazendo trabalhos sobre a culinária Indiana, mais precisamente sobre a Religião Hinduísmo. Vc ainda está por aí?

C.Trindade disse...

Não estou mais na India, estou por uns tempos em Buenos Aires. Muito da comiga Indiana está ligada ao Hinduísmo. Algumas fontes interessantes: 1) http://www.netplaces.com/hinduism/rituals-and-practices-hindu-marriage-funerals-food-and-vegetarianism/food-in-hinduism.htm 2) http://www.faithandfood.com/Hinduism.php 3) http://www.hinduwebsite.com/hinduism/concepts/annam.asp
pequisa por "hinduism and food". Boa Sorte !

Adolfo mayer disse...

Estou procurando a receita de um doce/bolo fino indiano que é servido em um restaurante considerado o melhor da cozinha indiana de Lisboa(e por acaso tambem o mais luxuoso).A característica dele é que é parecido com o bolo de rolo aqui de Recife, mas uma das diferenças é que as camadas de massa são tão finas que não consigo vislumbrar como conseguem!Não preciso dizer que o sabor inigualável nos leva a .....

Unknown disse...

Bebimca

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.