quarta-feira, 22 de junho de 2011

GERAIS: Curiosidades I

Mania de balançar a cabeça: Para os brasileiros, o gesto de balançar repetidamente a cabeça enquanto fala ou em resposta a uma pergunta foi exibido durante toda a novela "Caminho das Índias" transmitida pela Rede Globo. Para os curiosos de plantão, é absolutamente verdade. Grande parte dos indianos balança a cabeça para os lados o tempo todo enquanto falam. O movimento, que parece mais um repetido "não" com u swing diferente, pode muitas vezes significar "sim". Muitas vezes, perguntamos as coisas e eles não respondem, simplesmente repeten a típica balançadinha de cabeça, que a rigor, significa  "sim" ou "concordo".


Vacas na rua:  é realmente comum ver grandes vacas andando sozinhas pelas avenidas movimentadas e os carros e motos desviando delas. A maioria é formada de búfalos, por isso são bem grandes e fortes. É comum ver cabras também, as vezes, guiada por um pastor com um cajado nas mãos.


Homens de mãos dadas: Outra coisa que chama a atenção dos estrangeiros é a forma de manifestar a amizade entre os homens. Andam abraçadinhos como namorados ou de mãos dadas. É muito engraçado, pois os homens andam muito juntos, já que o relacionamento com as mulheres é algo levado a sério e cheio de cuidados. Os menos avisados vão logo pensando que o país foi tomado pelos gays.


Gentileza: Os indianos aqui do estado de Andhra Pradesh são extremamente gentis com os estrangeiros, em especiais os hindus. Os muçumanos nativos da India também custumam ser, mas os estrangeiros já são mais secos e pouco gentis. A maioria está sempre disposta a ajudar com alegria.


Fila pra que ?  Outra coisa que precisamos nos acostuamar é com a falta de organização nas filas. Eles não respeitam filas e entram na sua frente na cara dura. O que é interessante é que, entre eles, não há desentendimento no trânsito, nas filas, apesar das muitas "barberagens" em ambas as situações. No começo a gente aguenta, mas com o tempo passamos a pedir a vez quando nos é devida.


Comer com as mãos (sem talheres, é claro): Grande parte dos indianos comem com as mãos, sem talheres. Em casa, no refeitório das empresas e restaurantes. Nas praças de alimentação dos shoppings é menos comum, talvez por alguma dificuldade em fazer a higiene das mãos. Nos restaurantes, a primeira coisa que fazem é dar um pano úmido, as vezes quente, para limpar as mãos. É difícil acostumar com o hábito. A comida é sempre com muito molho e o hábito indiano parece para nós um tanto anti-higiênico.


Ausência de calçadas: é muito comum, na maioria dos bairros e até mesmo no centro, a inexistência de calçadas. Tudo terra. Incrível...na frente de bonitos edifícios, o espaço das calçadas muitas vezes é pura terra. Quando elas existem, o meio fio é tão alto e as entradas de carro são planas, o que significa que a cada novo terreno/imóvel, vc tem que descer na entrada de carro e e subir um alto degrau novamente para retomar a caçada, o que incomoda bastante na caminhada. Seria muito simples, ao autorizar a construção de um novo prédio, exigir que o construtor fizesse as calçadas...mas...vai saber.


Pedestres não tem vez: Aqui o pedestre sofre. O trânsito é indescritivelmente louco. Pra atravessar uma rua ou avenida é muito difícil, pois a maioria não tem sinaleiros ou faróis. Eles buzinam o tempo todo...sem parar...é um tanto irritante...e se vc está caminhando eles simplesmente buzinam e vão com o carro ou moto em cima de você. Eles andam pequenos trechos na contra-mão para encurtar caminho e mesmo na contramão eles  buzinam pra você sair da frente quanto está andando na beira da rua/avenida, onde não existem calçadas.


Somos de outro planeta: é assim que muitas vezes eu e minha esposa sentimos ao sair na rua e mesmo em locais turísticos. Eles não tiram os olhos de nós. Muitas vezes nos abordam perguntando de onde somos e pedem pra tirar fotos conosco. Já fomos requisitados algumas dezenas de vezes pra tirar fotos com eles. Minha esposa, Fernanda, chama mais atenção, pois é clara e é mais alta do que a maioria das indianas, além de não usar os trajes típicos deles.


Não existem roubos: São raríssimos os casos de roubo aqui na India. O indiano não má índole e considera uma grande vergonha tomar o que não é seu (exceto o lugar na fila né..rsrs). Outro fator é a cultura da conformação com a situação social. Eles acreditam no Kharma (que num entendimento mais ocidental é a transcorrência natural da vida com suas ações e reações). O sistema de castas também ajuda a difundir a idéia de que cada um ocupa o seu devido lugar e não há espaço para subir de nível (casta), pois a casta de alguém é consequência de como ele viveu em outra encarnação. ....fazer o que.


Não existem roubos II: pessoas estacionando bicicletas e motocicletas, não trancar ou usar qualquer dispositivo de segurança e deixar lá por horas.  A reposição de dinheiro em ATMs (caixas eletrônicos) é outra piada. Chegam uns "tiozinhos" com sacolas, sem qualquer arma ou segurança, abrem uma tampa (trancada, é cláro) na frente de todo mundo, colocam um mundo de dinheiro, trancam e vão embora. No Brasil o acesso é por trás e não pode ser visto pelos usuários.


Mais curiosidades, em breve

2 comentários:

Kris disse...

Muito interessante. I'm looking forward to the next edition ...

Fernanda disse...

Very Nice!!! Congratulation!!