terça-feira, 4 de outubro de 2011

GERAL: Garota Indiana de 18 anos se suicida por causa política !!??

O uso de pontos de exclamação e interrogação no título não foi apenas casual, mas uma forma de expressão espanto e levantar a questão dos motivos por trás de uma atitude aparentemente política, em favor de um movimento polêmico separatista chamado "Telangana".

Desde 2009, mais de 600 pessoas cometeram suicídio em protestos relacionados com a Telangana. A grande maioria é formada de jovens

Telangana é na verdade uma região no norte do estado indiano de Andhra Pradesh, que luta pela criação do estado de Telangana, que teria Hyderabad como capital.

As motivações vão desde a falta de investimentos do governo em favor do desenvolvimento da região, passando por maiores direitos de seu povo às escolas públicas e mais direitos para as mulheres.

Mas o objetivo aqui é o de refletir sobre as verdadeiras causas de atitudes extremas de jovens que afirmam protestar contra o atraso do governo em criar o novo estado de Telangana.

O que realmente pode fazer com que uma garota de 18 anos coloque fogo no seu próprio corpo, deixando um bilhete afirmando ser em razão da falta de expectativa de ver o novo estado ser criado.

Alguns dias atrás, uma outra jovem de 20 anos, estudante de química em uma das melhores universidades de Andhra Pradesh, se matou por enforcamento no ventilador de teto to seu quarto, deixando bilhete em favor da causa Telangana.

Sinceramente, não acredito que a Telangada seja suficiente para levar alguém ao suicídio, mesmo considerando as tantas diferenças culturais que temos em relação aos Indianos e nosso modo diferente de pensar.

Ao meu ver, é a falta de uma sentido maior na vida, de uma razão verdadeira para viver, que faz com que uma preocupação política ou outras preocupações, tomem conta do vazio existencial de jovens e os leva a uma atitude extrema.

Não vejo diferença entre estes atos extremos, e os jovens suicidas que se explodem, pretensamente em uma luta contra o "demônio" da cultura imperialista ocidental.

Creio na relação do ser humano com um Deus de amor, que nos oferece a possibilidade de uma vida com sentido legítimo de existência. Não creio na religião, ela é reflexo do desejo perverso do homem em construir um relacionamento com Deus que atenda às suas necessidades de poder, de dinheiro, de existir em causa própria, usando Deus e a igreja como trampolim para suas próprias ambições.

Creio na mensagem de Jesus que é clara, simples,e não deixa margem para crermos que precisamos manipular pessoas, culturas, nações, promover guerras e dominar o mundo. Estou me referindo a questões que começam dentro das nossas casas, família, emprego, empresa, igreja, amigos.....e não apenas a eventos mundiais de grande dimensão econômico-político-cultural. Começa por nossa vida pessoal.

"Eu (Jesus) lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" - João 16:33

3 comentários:

Luís Wesley disse...

Excelente reflexão, meu amigo!

Estação Empresa disse...

Excelente análise, concordo!! Sentido para a vida e sentido na vida, é o que parece estar faltando para as pessoas!!

Vinicius Papa disse...

Tambem concordo, sentido de vida aqui na India 'e complicado, neste tempo que estamos aqui vemos isso, alguns aceitam bem, mas outros acabam assim como estas pessoas.

abs.