domingo, 2 de outubro de 2011

GERAL: Cricket. Esporte do Coração Indiano

taco e bolas de cricket
fonte: belco.tradeindia.com
Nossa experiência na Índia estaria incompleta se não fôssemos assistir uma partida de Cricket, o esporte nacional Indiano.

Assim como o futebol para os Brasileiros, o Cricket (Criquete em português) é a "doença" dos Indianos. São loucos pelo esporte. Toda criança tem o seu kit de acessórios para jogar, mesmo que o seja de plástico, para que os pequeninos possam se iniciar no esporte.


Como todo esporte cuja regra desconhecemos, o Cricket nos pareceu desinteressante nas muitas vezes que assistimos flashes de jogos em restaurantes, bares, hotéis e todo lugar onde existe uma televisão ligada.

Penso que parte do desinteresse foi por conta da semelhança com o nosso "bets", que por sinal veio do Cricket e da palavra "bat", bater/rebater em inglês. A semelhança nos dava a impressão de que não era algo sério...mas é.
Uppal Cricket Statium
fonte: site HyderabadAdvisor.com

O esporte nasceu na Inglaterra no Século 16 e foi no Século 18 que se tornou oficialmente o esporte nacional. Com a expansão do império britânico, o esporte foi levado para diversas de suas colônias e protetorados. (veja mais sobre o esporte no wikipedia).

Os tacos (bat) são feitos de madeira e as bolas são de couro, recheadas como algo que parece argila compactada.


ops...essa não deu....
(by carlos trindade)
Não tínhamos ingressos, e a idéia era comprar lá. Chegamos, e logo encontramos alguns cambistas vendendo ingressos. Logo que viram os "gringos" aqui, os preços subiram, mas como já aprendemos a pechinchar aqui na Índia, acabou ficando R$ 5 cada ingresso, com um pequeno ágio.   
Pegamos um auto para ir ao estádio Rajiv Ghandi International Uppal Cricket Stadium aqui em Hyderbad. 


warriors vs south astralia
(by carlos trindade)
Tentamos encontrar o portão correto a que tínhamos direito e pelo caminho, tentamos entrar em qualquer um. Foi quando nos permitiram entrar em uma área que tinha comida de graça. Ganhamos uma "marmitinha"  com salgadinhos, bolacha, bolo e um suco de abacaxi. Descobrimos depois que como aconteceriam dois jogos, tínhamos o direito de mais uma bandeja de comida (mais completa ainda) no segundo jogo.
Cada jogo demora em torno de 2h30 a 3h. O primeiro jogo seria das 16h às 19h e o segundo, das 20h às 23h.
acabou de arremeçar
(by carlos trindade)
 
Entramos e descobrimos que o primeiro jogo era entre o Warriors (África do Sul) e o South Australia (time do Sul da Austrália).

Foi pura festa com direito a "cheerleaders" dançando e pulando pra alegria da Indianada.



Sentimos falta das centenas de vendedores ambulantes vendendo refrigerantes, pipoca, amendoim e outras guloseimas, típicos dos nossos estádios de futebol. Não tinha nada, apenas a "marmitinha" a que tínhamos direito, que pra não perder o costume, continha salgados pra lá de apimentados.

Curtimos muito a experiência. Eu e a Fernanda não ficamos para o segundo jogo...era dia de semana, já nossos amigos brasileiros Victor e Ivan ficaram para o segundo "match".

lanchinho "de grátis" (by carlos trindade)
desviando da bola (by carlos trindade)









  • Veja no YouTube, flashes do jogo que assistimos em 25 de Setembro de 2011 clicando aqui.
  • Conheça aqui as regras do Cricket (em inglês)

Nenhum comentário: