segunda-feira, 19 de setembro de 2011

GERAL:Experiência em um Hospital

Experimentar pessoalmente a dinâmica de um hospital em qualquer lugar do mundo, não é exatamente algo que  se possa desejar. De modo geral, quanto mais longe de um hospital, melhor.

Mas não é sempre que podemos evitar uma visita inesperada.

Apollos Hospital (foto do site)
Há dois meses sinto dores nos dois ombros, (mais intenso no ombro esquerdo). A dor aumentou e começou a dificultar movimentos e até mesmo levantar qualquer coisa com mais de 5kg.

Tomei por conta própria durante quase 1 mês (como um bom Trindade), um combinado de anti-inflamatório e paracetamol para dor. Melhorou significativamente, mas não resolveu.

Decidi então acionar meu seguro saúde de viagem (Assist-Card). Apesar de alguma dificuldade em conseguir falar com o seguro, porque aqui na Índia é mais do que complicado fazer ligação a cobrar, finalmente falei com o telefone na Argentina (não consegui numero no Brasil nem nos Estados Unidos). Fui bem atendido e poucas horas depois, recebi uma ligação de um médico agendando uma visita ao Apollo Hospital já para o dia seguinte de manhã, há uns 20 minutos da minha casa.

A Índia é conhecida por ter excelentes médicos, hospitais e tecnologia na área de medicina.

Ao chegar no hospital, fiquei surpreso com as instalações. Um prédio moderno e bonito.

Ao entrar no saguão, já percebi algumas diferenças em relação ao Brasil: muuuuita gente andando pra todos os lados. Pareciam corredores de um shopping às vésperas do dia das mães.

Não tinha aquela ambiência tranquila que normalmente encontramos em hospitais.

Logo perto da entrada, um Café Coffee Day (veja aqui sobre esta rede indiana de cafés). Fiquei surpreso também ao ver que era nesta mesma entrada, em meio a tanta gente, que chegavam as ambulâncias "descarregando" doentes que passavam em meio àquela grande movimentação.

Fui entrando e logo percebi corredores mais modernos, ar condicionado central, decoração contemporânea nas paredes. Tudo muito bonito.

Perguntei sobre o Dr. K.J Reddy (que haveria de me atender) e logo fui conduzido para uma área de cadeiras e sofás confortáveis, fiz um cadastro, paguei Rup 60 (R$ 2,20) e aguardei aproximadamente 45 minutos. 

O médico, graduado em Londres e com diversas especializações, foi bastante gentil e rápido. Ele disse que seria possivelmente uma inflamação em algum tendão ou coisa parecida. Solicitou um exame de Ressonância Magnética para meu ombro e me solicitou para ir para o atendimento internacional. A consulta demorou 6 minutos.

Procurei a tal área e percebi que era ainda mais bem mobiliada e decorada. Muito bonito. A área oferece tradutores para Árabe (parece que tem muitos deles lá para tratamento) e me acompanhou durante todo o processo.

Consultei o seguro, mandei a solicitação do médico e o próprio seguro contactou o hospital a agendou o exame. Se fosse pagar, seriam Rup 10.000 (R$ 370).

No dia seguinte fui fazer a ressonância magnética, horrível por sinal, entrar naquela cabine pra lá de apertada (pra mim que sou grande) e ficar 30 minutos espremido e ouvindo uma barulheira estranha.

Voltei ao Dr. K.J. com o resultado, ele me deu a notícia de que era uma inflamação e acúmulo de água no ombro e prescreveu fisioterapia e remédios. Novamente, a consulta não demorou mais do que 5 minutos. Começo a fisio ainda esta semana. Conto depois como foi.

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